Descubra como otimizar a sua rotina de pagamentos de tributos

Não é novidade para ninguém que o Brasil é um país repleto de boas oportunidades para quem deseja empreender, mas com uma burocracia extrema, que faz com que nada menos do que 86% das empresas brasileiras funcionem com alguma irregularidade.

Felizmente, por meio de algumas ações estratégicas e escolhas inteligentes, é possível organizar essas questões tributárias e evitar problemas futuros – especialmente se você estiver disposto a apostar em uma boa solução tecnológica.

Por isso, preparamos este post com dicas para otimizar a sua rotina tributária e fiscal. Quer entender melhor como fazer isso e facilitar a sua rotina? Então acompanhe essas dicas valiosas que separamos para você.

Aposte em uma boa plataforma de automação


Atualmente qualquer negócio que deseja vencer a concorrência e ter sucesso no seu segmento precisa apostar em soluções tecnológicas. E para organizar o pagamento de tributos e otimizar a sua rotina fiscal, você não pode deixar de apostar em uma plataforma de automação – uma poderosa aliada de uma empresa inteligente e atualizada.

A plataforma de automação é uma ferramenta que oferece maior precisão dos dados, eliminando as chances de falhas humanas, como erros de digitalização e esquecimentos, além disso, gera economia de tempo e aumento de produtividade, uma vez que diversas atividades e repetitivas serão realizadas pelo software, evitando prejuízos como multas, atrasos ou pagamentos duplicados.

Os benefícios de uma plataforma de automação


Agora que já mostramos uma plataforma de automação como uma solução para o pagamento de tributos e a otimização da sua rotina fiscal, vamos explicar melhor como este tipo de solução pode ajudar o seu negócio.

Emissão de GNRE

A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve ser emitida para o recolhimento de impostos e contribuições, mas pode conter erros quando feita manualmente. Com o software fiscal, basta preencher o arquivo do upload com as informações das NFS-e para gerar as guias relacionadas. Você também pode indicar quais e-mails, além do seu, devem receber os resultados.

Geração de Guia ICMS

Atrasar o ICMS é algo que pode trazer sérios problemas para sua empresa. No entanto, com um bom software fiscal, você pode fazer o download de diversas guias simultaneamente, mesmo de CPFs ou CNPJs distintos. Mais uma vez, basta preencher as informações das NFS-e, para ter os resultados enviados automaticamente para o e-mail cadastrado.

Download do IPVA

O atraso no pagamento do IPVA é comum até mesmo para pessoas físicas. Para empresas, que podem contar com diversos veículos o problema, e as multas, podem ser maiores ainda. Com uma boa plataforma de automação, você pode fazer o download da Guia de Regularização do IPVA de vários RENAVAMs, centralizando informações e evitando atrasos.

Emissão de guias ISS

Um software fiscal ajuda na eliminação tarefas repetitivas e possíveis erros que poderiam ser feitas em uma empresa. Isso inclui, por exemplo, o download de guias de ISS, bastando que você preencha os campos com os dados necessários e podendo fazer as próximas guias com as informações consolidadas, economizando tempo e trabalho.

Como você pôde ver, um bom software fiscal pode fazer tudo o que você precisa para otimizar a rotina organizacional. Prefira aqueles que ofereçam boas funcionalidades, que estejam em sintonia com as demandas, necessidades e objetivos da sua empresa.

Você notou como é simples facilitar a sua vida e da sua empresa? E, claro, assim como também é importante ficar em dia com as obrigações fiscais, tributárias e com a legislação de nosso país, é importante deixar essa tarefa nas mãos de alguém (no caso, uma plataforma) confiável e especializada nisso. Afinal, sua empresa é um dos seus maiores patrimônios.

A Smarthis é uma das maiores especialistas no mercado nesse tipo de solução, porque assim como você, nós sabemos como é empreender. Entre em contato conosco para entender melhor sobre nossas soluções e conversar com um de nossos especialistas.

Siga nosso perfil no LinkedIn e no Instagram para não perder os próximos conteúdos.