No-code: saiba como automatizar seus processos sem precisar programar

A automação de processos é uma forma de otimizar o trabalho das equipes, reduzir erros, aumentar a produtividade e melhorar a escalabilidade do negócio. No entanto, muitas vezes isso depende de conhecimentos técnicos e de programação, o que pode limitar a capacidade de inovação e adaptação do negócio.

Mas existe uma solução que pode facilitar a automação de processos sem exigir que você saiba programar: as plataformas no-code. Trata-se de uma abordagem na qual o usuário consegue usufruir de soluções prontas, inserindo inputs solicitados, executando o comando e recebendo os resultados. Tudo isso é feito por meio de interfaces visuais e intuitivas, sem escrever uma linha de código. 

Na prática, é possível automatizar os processos com rapidez e autonomia, sem depender do departamento de TI ou de ferramentas complexas. Neste texto, explicaremos mais sobre essa solução e quais são os benefícios dessa abordagem. Confira!

Entenda o que é no-code

Na área de tecnologia, “código” refere-se a um conjunto de instruções escritas em uma linguagem de programação que um computador consegue interpretar e executar. Essas instruções são usadas para criar programas, aplicativos, sites e outras soluções de software. O código é basicamente uma série de comandos que dizem ao computador o que fazer, passo a passo, para realizar uma determinada tarefa ou função.

Logo, o No-code — “sem código” em português — é uma solução alternativa de desenvolvimento de software que não exige conhecimentos em programação para criar soluções digitais. 

Assim, podemos dizer que a maior diferença entre essa abordagem e o desenvolvimento tradicional é que ela não requer o uso de códigos, correção de bugs, realização de testes e outros. É um método mais rápido e acessível, que usa a lógica visual a partir de comandos simples, como arrastar e soltar, e possibilita seu uso por qualquer pessoa.

Dessa forma, os profissionais de qualquer segmento, mesmo aqueles que não são especializados em TI e nas linguagens de programação, conseguem criar aplicações, automatizar atividades, integrar sistemas ou alterar produtos existentes.

Tecnologia no-code e a transformação digital

A digitalização é um passo essencial para o crescimento e a sobrevivência dos negócios atualmente e as plataformas no code estão revolucionando a maneira como as empresas abraçam a transformação digital. Essas ferramentas intuitivas permitem que pequenas, médias e até grandes empresas possam resolver seus desafios com soluções digitais prontas, sem depender exclusivamente de programadores ou fornecedores especializados.

Nas grandes empresas, essas plataformas trazem autonomia e liberdade para os departamentos e profissionais ao resolver os desafios digitais das áreas de forma ágil e eficiente, sem depender inteiramente da equipe de TI. Isso não só agiliza a resposta às demandas internas e externas, mas também libera a equipe de TI para se dedicar a projetos mais complexos e críticos da empresa.

Já nas pequenas e médias, essa abordagem facilita o acesso a soluções digitais, permitindo a essas empresas aproveitarem os benefícios da transformação digital de forma acessível e ágil, reduzindo os custos e a complexidade envolvidos no desenvolvimento tradicional de software.

Assim, com a democratização da transformação digital através dessa tecnologia, empresas de todos os tamanhos podem impulsionar sua produtividade, reduzir custos e alcançar uma maior eficiência operacional. Permitindo que as empresas utilizem a tecnologia como uma vantagem competitiva, sem depender de recursos externos e com maior agilidade na implementação de soluções digitais. 

Conheça os principais benefícios

Como você viu por aqui, a tecnologia no-code traz uma série de benefícios para pessoas e empresas que necessitam de soluções digitais para resolver seus desafios e aumentar a sua eficiência. Alguns dos principais benefícios incluem:

Facilidade de uso

A tecnologia oferece ferramentas intuitivas com interfaces visuais fáceis de usar, permitindo que qualquer pessoa possa utilizá-las sem a necessidade de compreender ou escrever códigos complexos;


Agilidade de implementação

Com o no-code, é possível implementar soluções digitais de forma rápida na sua rotina. As ferramentas prontas para o uso permitem a utilização instantânea, eliminando a necessidade de projeto, desenvolvimento e testes;


Redução de custos

Ao eliminar a necessidade de contratar programadores ou empresas especializadas, a tecnologia reduz os custos de desenvolvimento de software. Isso torna as soluções digitais mais acessíveis para empresas de todos os tamanhos;


Customização

As ferramentas permitem que as soluções digitais sejam facilmente personalizadas para atender às necessidades específicas de cada empresa. Isso garante que as soluções sejam adaptadas às demandas e fluxos de trabalho específicos;


Empoderamento dos usuários

Com a tecnologia no-code, os usuários têm maior autonomia para implementar soluções digitais. Isso proporciona uma sensação de controle e capacidade de resposta rápida às mudanças e necessidades do negócio;


Democratização da tecnologia

O no-code torna a tecnologia mais acessível e democrática, permitindo que pessoas sem habilidades de programação possam participar da implementação de soluções digitais. Isso promove a inclusão e estimula a inovação em diversos setores e segmentos.

Automação no-code

As plataformas de automação de processos são uma categoria no segmento no code que têm ganhado cada vez mais destaque no mundo dos negócios. Elas permitem que equipes realizem atividades manuais e repetitivas de forma automática, aumentando a produtividade e reduzindo erros para o negócio.

Com uma plataforma baseada em Robotic Process Automation (RPA) é possível escolher dentre diversas soluções prontas para automatizar seus processos, trazendo mais eficiência e praticidade para a empresa, além da redução de horas extras, erros e atraso nas entregas.

Uma das grandes vantagens dessas plataformas é que elas não se restringem a um único departamento. Elas possibilitam que áreas mais tradicionais com alta quantidade de documentos e processos burocráticos, como finanças, jurídico, fiscal e vendas tenham acesso à essa tecnologia e possam automatizar suas atividades recorrentes de forma ágil e intuitiva.

O Smarthis Hub é uma excelente opção para esse cenário. Com essa plataforma, você consegue centralizar e automatizar centenas de processos de diferentes áreas da sua empresa, de acordo com as suas demandas e receber os resultados e documentos das suas execuções por e-mail ou em um dashboard.

Conheça a plataforma no-code Smarthis Hub

A plataforma de automação no code Smarthis Hub é uma solução inovadora de RPA que permite automatizar tarefas repetitivas de forma instantânea, no modelo Plug & Play, ou seja, sem a necessidade de instalação ou configurações complexas.

Tudo isso sem precisar contratar equipes, licenças e infraestrutura, apenas com a aquisição da plataforma e utilização em nuvem, de qualquer lugar.

O Smarthis Hub é ideal para quem busca soluções prontas de automação de processos e Data Analytics, sem depender de terceiros ou de conhecimentos técnicos. Entre as vantagens da plataforma, destacamos:


Redução de tempo de processos

A plataforma possibilita a realização de tarefas repetitivas de forma automática, com agendamento de atividades que podem operar a qualquer dia e horário, execuções em massa e reutilização de dados pré-cadastrados. Assim, você realiza tarefas mais rapidamente, pois elimina gargalos, otimiza fluxos de trabalho e acelera a entrega de valor para os seus clientes.


Aumento na produtividade e redução de erros

Além da automação de atividades, que reduz a margem de erro humana e o retrabalho, a plataforma permite a centralização de processos em um mesmo local e a integração com outros sistemas e ferramentas, aumentando a eficiência e a produtividade dos processos internos e externos.


Melhoria dos serviços e aumento do compliance

A plataforma possibilita que qualquer área da empresa possa realizar inúmeras atividades de forma completamente automatizada sem depender de profissionais de TI ou terceiros, reduzindo o contato humano com dados confidenciais do setor. Além de otimizar o nível de precisão das atividades com processos e dados estruturados, garantindo qualidade e confiabilidade.


Registro de dados

A plataforma de automação permite que as atividades sejam monitoradas e analisadas em tempo real, gerando dados e dashboards que ajudam na tomada de decisão e na melhoria contínua dos processos, além do registro de informações para encarar auditorias.


Maior escalabilidade

Com essa plataforma de automação no-code as equipes conseguem escalar a sua atuação, realizando mais atividades em menos tempo, além de ficarem livres de tarefas puramente burocráticas e recorrentes que consomem um tempo valioso e ganharem mais tempo para focar no que é realmente importante para o crescimento do negócio.

Experimente o Smarthis Hub e descubra como ele pode facilitar o seu trabalho e impulsionar o seu negócio! Além de todas as vantagens já mencionadas, nossa plataforma se integra perfeitamente aos sistemas e aplicações que sua empresa já utiliza, evitando o isolamento de informações e proporcionando uma experiência mais fluida para os usuários.

Trata-se de uma solução confiável e prática para organizações que desejam otimizar seus processos de forma rápida, fácil e com um investimento acessível. Com ele, é possível aumentar a eficiência, a qualidade e a satisfação das equipes de negócios e dos clientes. Gostou deste conteúdo? Conheça o Smarthis Hub e automatize as operações de seu negócio em uma plataforma totalmente no-code!