Transformação Digital: o que é e como implementar?

A evolução rápida e constante da tecnologia revolucionou o nosso dia a dia, desde a forma como nos comunicamos, fazemos compras e, até mesmo, a maneira como trabalhamos. Deste modo, empresas de todos os portes e segmentos têm visto a necessidade de implementar a transformação digital para melhorar o seu desempenho e sua colocação no mercado.

Aliás, a procura por inovações nas empresas se tornou ainda mais importante a partir de 2020. Isso porque o Índice de Transformação, segundo a Dell Technologies, apontou que a partir daquele ano aproximadamente 87,5% das empresas instaladas no Brasil investiram de alguma forma em soluções tecnológicas.

Vale ressaltar que a porcentagem ficou bem acima da média, que é de 80%. Ou seja, atualmente, investir em transformação digital deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou um ponto fundamental para a sobrevivência no mercado.

No entanto, muitas pessoas ainda têm diversas dúvidas sobre o assunto. Pensando nisso, nós preparamos este guia completo para você se atualizar sobre o tema. A seguir, entenda o que é transformação digital, quais são suas principais tecnologias e que benefícios trazem às empresas.

Afinal, o que é transformação digital?

Antes de mais nada, é preciso entender bem o conceito. Podemos definir como a integração entre o mundo físico e o digital, de forma a integrar novas tecnologias. Logo, é o processo em que as empresas passam a utilizar tecnologias digitais para melhorar seu desempenho,   conquistar melhores resultados e aumentar seu alcance.

Quando paramos para pensar sobre o quanto estamos conectados no dia a dia, não é difícil entender o motivo pelo qual a tecnologia também invadiu o setor empresarial e industrial.

Ao contrário do que muitos imaginam, não se trata de um mero esforço do setor de Tecnologia de Informação ou apenas incluir soluções tecnológicas nos processos da organização, trata-se de uma mudança profunda e significativa na estrutura das empresas e instituições.

Assim, os verdadeiros responsáveis pela transformação digital não são as inovações, mas, sim, as pessoas, os novos modelos mentais e comportamentais humanos e a mudança de cultura nos negócios. Por esse motivo, o processo de implementação deve ser resultado de uma decisão estratégica da organização e estar diretamente relacionado com seus objetivos.

Quais são seus pilares?

Quando falamos em pilares da transformação digital nos referimos a elementos que devem ser levados em consideração para que a sua implementação seja um sucesso. A seguir, conheça os detalhes de cada um deles.

Visão de negócio

O primeiro passo é estabelecer uma visão e, em seguida, uma estratégia para alcançá-la. Como isso é bastante desafiador, é essencial que tenha adesão de toda a empresa para priorizar recursos e identificar qualquer processo que precise ser alterado ao longo do caminho.

Compreensão do cliente

O cliente sempre está no centro de qualquer negócio e não seria diferente na implementação da transformação digital. Então, é necessário pensar em proporcionar a melhor experiência ao consumidor. Como o público está cada vez mais conectado, o ideal é pensar em ambientes virtuais e nas interações digitais.

Alinhamento de tecnologia

O avanço tecnológico trouxe uma série de soluções para as empresas, mas isso não significa que você deva adotar todas elas. É preciso levar em consideração a visão, objetivos, necessidades, recursos e estratégias de cada negócio. Desse modo, você conseguirá descobrir quais são as inovações mais adequadas para o seu caso.

Pessoas

Sem uma equipe capacitada a empresa terá dificuldades na hora de adotar a transformação digital.  Além de procurar contratar talentos qualificados, é interessante oferecer cursos de capacitação e treinamentos para o time.

Cultura

Como já comentamos, a transformação digital é uma mudança profunda e significativa. E isso não acontece do dia para a noite. Isso só é alcançado por meio da mudança de cultura organizacional, ou seja: envolve todos os indivíduos que compõem a empresa – começando pelo CEO.

Quais as principais ferramentas da transformação digital?

O setor tecnológico é extremamente dinâmico, isto é: a cada dia surgem soluções para otimizar os mais diversos processos de uma instituição. A seguir, confira quais são as ferramentas essenciais que vão te ajudar nesse processo.

Big Data

Trata-se do grande conjunto de dados que são gerados e armazenados diariamente em todo o mundo. O grande desafio das organizações é utilizar essas informações para seu planejamento estratégico, auxiliando nas tomadas de decisões, de forma a encontrar medidas e decisões mais assertivas.

Data Analytics

Refere-se à análise dos dados armazenados no Big Data. Essa ferramenta é responsável por explorar, transformar e analisar informações. Dessa maneira, é possível identificar padrões e tendências para oferecer insights poderosos aos gestores.

Computação em nuvem

É o armazenamento e distribuição do banco de dados, softwares e outros serviços em servidores compartilhados e interligados por meio da internet. Assim, a gestão de sistemas fica muito mais ágil e eficiente.

Automação

Através da automação é possível realizar tarefas por meio de máquinas controladas automaticamente. Assim, há mais produtividade nos processos, além da diminuição de falhas e desperdícios. Processos que antes eram executados de forma operacional e repetitiva, são integrados à tecnologias e integração de sistemas e dados, tornando-se um fator importante na transformação digital de empresas de todos os portes e segmentos, gerando um desempenho melhor de mercado.

Inteligência Artificial

Não há como falar de transformação digital sem comentar sobre Inteligência Artificial. Ela é o conjunto de múltiplas tecnologias e máquinas que imitam a capacidade humana para realizar tarefas e processos com base nas informações que coletam. De chatbots para resolver problemas rápidos de clientes à análise superpoderosa de dados em qualquer formato, a IA não pretende substituir humanos, mas sim, ajudar e aumentar ainda mais as nossas capacidades. No setor empresarial, ela é indispensável para aumentar a produtividade, reduzir falhas e melhorar significativamente os resultados do negócio.

Quais são os benefícios dessa transformação?

Implementar as tecnologias de acordo com os objetivos e necessidades de uma empresa traz uma série de vantagens. As principais são:

Maior eficiência nos processos produtivos

as soluções tecnológicas conseguem elevar a produtividade dos processos sem precisar aumentar a carga horária dos colaboradores.

Aumento da segurança

a organização que investe em tecnologia consegue reduzir drasticamente os riscos de acincidentes e erros de trabalho.

Redução dos custos

um dos grandes benefícios é a diminuição dos gastos totais, principalmente em relação à manutenção. Afinal, pode-se identificar gargalos, falhas e, até mesmo, detectar antecipadamente a necessidade de manutenção de algum equipamento, permitindo uma parada programada.

Diminuição da conta de energia elétrica

um dos grandes custos das empresas, especialmente de indústrias, é com a energia elétrica. Ela é reduzida consideravelmente com o uso das tecnologias corretas.

Sustentabilidade

embora pareçam campos opostos, a tecnologia está intimamente ligada à conservação ambiental e sustentabilidade, pois ajuda a reduzir o desperdício, economizar recursos naturais e promover outras ações nesse sentido.

Assertividade nas tomadas de decisões

como há uma coleta, armazenamento, distribuição e análise eficiente dos dados, os gestores têm as condições perfeitas para tomar as melhores decisões estratégicas para a empresa.



Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga a  Smarthis nas redes sociais e fique por dentro de todas as publicações. Estamos no LinkedIn e no Instagram!